13.12.08

Lésbica com costela Gay - II


Pois é, se julgavam que eu me tinha esquecido, enganem-se! Primeiro, quero agradecer o tempo que @s menin@s me disponibilizaram para responder a este pequeno desafio-em-tom-de-brincadeira.
Vamos lá, então, a saber que cooooisa é essa de uma «lésbica com costela gay». Pois é, queria eu abordar um tema que me cativa especialmente e que vou apreciando porque começa a ser cada vez mais evidente a emergência de um certo tipo... e sem querer estereotipar, pois que havemos nós de fazer quando as nossas cabecinhas estão formatadas desde pequenas para aplicar inconscientemente uma catalogação social, que só a idade, bem como a maturidade, e o pleno exercício de quem-não-querer-saber-da-vida-dos-outros-porque-temos-mais-que-fazer pode desconstruir. Esse tipo a que me refiro designei de «lésbica com costela gay». Porque o é na realidade. E afinal, o que é isso?
Começo por pegar no comentário da MC. De facto, uma lésbica com costela gay caracteriza-se, como ela diz e muito bem, por contrariar essa tendência generalizada, sem ferir susceptibilidades, de algumas lésbicas adoptaram um estilo mais masculinizado. Bem sei que a diversidade das mulheres lésbicas é muita e que as há para todos os gostos, e valha-nos ao menos isso em tempo de crise: a diversidade da «montra» já que «lavar a vista» nos vai dando conta das tendências de moda, eu diria!
Não posso deixar de confessar que a minha formação na juventude foi profundamente «bicha». E para mim este termo nada tem de depreciativo, muito pelo contrário, é com um certo orgulho que o digo. Fui fortemente influenciada pelos amigos gays que tinha nessa altura, nos tempos em que estudava em Lisboa e ia definindo, a par com todos os dilemas próprios de quem se assume, a minha identidade sexual. Talvez por isso, sempre tenha estado um pouco à margem da comunidade gay. Não me revejo em muitos dos géneros lésbicos que por ainda abundam, quer na forma de estar quer no modo de ser. Por essa razão, fico contente, por perceber que vão surgindo algumas primas-adaptativas, como o diz a menina Tangas - embora eu preferisse irmãs ou meeelheres-adaptativas, que se caracterizam pela proximidade aos gays naquilo que têm de melhor: o cuidado consigo própria sem resvalar numa vaidade odiosa, mas sempre com aquele sorriso no rosto de quem diz, como a MC: babem-se; o gosto pelos acessórios como pooolseiras (as de homem são cada vez mais giras!!!), relógios, cintos fashion, as malas-pochete giríssimas, os cachecóis/lenços coloridérrimos, os ténis unisexo catitas tipo Fly e companhia, os creeeeemes para tudo e mais alguma coisa, o corte de cabelo irreverente os tiques subtis que emanam do íntimo a condizer com algumas expressões linguísticas... ah, e não me podia esquecer, a dita da mão na anca à modelo e o abanar do pescoço como fazem as mulheres negras americanas quando nos fazem sentir que a elas ninguém as engana. Tudo isto correctamente aplicado numa forma de ser e de estar tipicamente feminina, sempre bem disposta e alegre com traços subtis de uma ironia leve no discurso a marcar um estilo próprio que revela essa dita essência, como diz a Fox, que mais ninguém tem. E sim, tenho uma costelazorra gay !


5 Comments:

Blogger MC said...

E que costelazzzoooooorra, de facto M. =o)... E a evoluir à medida que o tempo passa, eu diria :o)... E que orgulhosa me sinto por ter herdado um pédaço dessa cóstela... E pois que a mim se revela (cada vez mais [mas isso são pormenores]...) abonadora :-)... E continuo a afirmar, de mão na anca e dedo indicador "alçado": babem-se ;o)!!!

Beeeiijo, M., imêêêênso...

Ps: E tudo isto, e a emanar da expressão das americanas negras, só me lembra as saudades que tenho daquela (linda!!!) amiga bem bem para além do "bicha" ("tricha", dirias tu, muito bem....)

13/12/08 14:34  
Blogger whitesatin said...

Lolão! Liked it :D

14/12/08 04:01  
Blogger Entre os teus lábios said...

...e relembrei o jantar.
(bendita costela!)

Parou...! (dedo no ar, mão à cintura e com um ar superior... lembra alguém?)

Que venha o jantar de natal!

Quem é a 'tricha'?

Há algo que emana do interior... e mesmo sem penteados, nem muitos acessórios... "I am what I am"!

(até apetece dançar ;) )

Beijos às duas

16/12/08 09:56  
Blogger Miss Éclaire said...

Haja alguém que me entenda e não me rotule de falsa lésbica!

(se me é permitido, retirei duas frases para postar no meu blog. Obrigada!)

Gostei! :)

29/3/09 14:53  
Anonymous Anónimo said...

Abençoadas!

Quando abrirem as "inscrições", sou a primeira na fila...

Se houvesse forma de personificar o conceito, não estaria longe de ser o "modelo" ideal...

Abençoadas!

3/4/09 13:16  

Enviar um comentário

<< Home