O (in)humano...

Goya - The Third of May, 1808
Hoje, exactamente duzentos anos mais tarde, vemo-nos no interior de uma cultura na qual a utilização da tortura com fins políticos foi amplamente adoptada. Acabamos de sair de um período da história em que milhões de homens, mulheres e crianças foram reduzidos a cinzas. (...) Trata-se um estado de coisas catastrófico. O retorno em grande escala da tortura e do assassínio de massa, a generalização do uso da fome e das prisões como instrumentos políticos, assinalam não apenas uma crise da cultura mas, muito provavelmente, o abandono de uma ordem humana racional. (...) Devemos conservar uma consciência aguda da novidade do horror ou do seu retorno. Devemos manter como algo vital em nós um sentido do escândalo tão decisivo que afecte todos os aspectos significativos do nosso lugar na história e na sociedade. Devemos, como diria, Emily Dickinson, preservar uma alma terrivelmente espantada.
G. Steiner - No Castelo do Barba Azul - Março de 1971






7 Comments:
A violência convive connosco,todos os dias, pela TV, entra na nossa intimidade.Será difícil não possuir intensos anticorpos.
À expressão de Emily Dickinson, permite-me acrescentar também uma alma revoltada. Porque é essa a minha postura neste mundo louco, governado por loucos.
Devaneios...
não devemos mesmo deixar de ser almas espantadas e relembro que o texto foi escrito por G. Steiner.
um abraço
Manhã...
Concordo... mas mesmo assim, não deveremos deixar de nos espantar e indignar... senão é sinal de que começamos a aceitar nivéis de violência que um dia ultrapassarão o limite do inaceitável.
Beijos
Whitesatin :o)
Permite-me juntar-me a ti nessa revolta justamente porque sinto o mesmo.
Beijinhos
.
pinto para provar eternamente como os homens são bárbaros
.
goya
.
olá M. Devíamos organizar um passeio pela Rota Goya para apreciar a variedade humana. Que diz?
Espero continuar a "espantar-me" pela vida fora!
Corpo Visível
bem vindo(a)...
obrigado. :o)
Miss Tangas
Espero que tenha tido um bom regresso :o). E sim, era uma boa ideia!
um abraço
Winters
bem vindo... e não, não é tuga, é francês.
Menina Lemontea :o)
Eu sei que a menina continuará a ser uma alma espantada... faz parte da sua essência.
Beijos :o)
Enviar um comentário
<< Home